domingo, 3 de abril de 2011

Imagens inéditas e fascinante do planeta Mercúrio feitas pela sonda Messenger


Concepção artística mostra a sonda Messenger ao redor de Mercúrio. Astrônomos estão interessados em Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, porque o planeta é rochoso como a Terra, e não gasoso, como Júpiter.


Primeira imagem histórica, feita pela sonda Messenger ao entrar na órbita de Mercúrio. esta foi a primeira imagem tirada por uma espaçonave em órbita do planeta mais próximo do Sol. Durante as seis horas seguintes, a Messenger tirou outras 363 antes de mandar algumas para a Terra.


Raios brilhantes, constituídos de material ejetado pelo impacto e crateras secundárias, se espalham pela imagem, que mostra a cratera Debussy (em homenagem ao compositor francês Claude Debussy) no topo da foto. A imagem, obtida durante a primeira volta ao planeta na terça-feira (29), mostra apenas uma pequena parte do sistema de raios da Debussy, com detalhes nunca vistos antes.




A câmera grande angular (WAC, na sigla em inglês) da sonda Messenger não é uma máquina colorida típica. Ela é capaz de tirar fotos em 11 cores, que vão da luz visível ao infravermelho. Nesta foto, foram usados filtros nas cores vermelho, verde e azul. Imagens oferecem o primeiro vislumbre das crateras empoeiradas do planeta mais próximo do Sol.


Esta imagem, jamais mostrada antes, foi tirada de uma altitude de 450 km, foi fita durante a primeira volta da sonda em torno do planeta com a câmera funcionando. Região é coberta por crateras secundárias criadas por um impacto fora do campo de visão. A iluminação oblíqua do Sol grandes sombras, acentuando a topografia do terreno.


Foto mostra Machaut, uma cratera de aproximadamente 100 km de diâmetro, vista pela primeira vez sob um Sol forte desde a visita da sonda Mariner 10 em 1970. A maior cratera dentro da Machaut parece ter sido inundada por jorros de lava. Já a adjacente, um pouco menor do que ela, se formou um pouco depois e escavou o material abaixo da superfície formada por lava.



Cerca de 58 minutos antes da maior aproximação da Messenger ao planeta rochoso, no dia 6 de outubro de 2008, a lente olho-de-peixe capturou esta imagem muito próxima de uma parte da superfície de Mercúrio. As características do solo próximas do lado direito da superfície ficam perto da linha que separa o lado iluminado pelo Sol e o lado escuro do planeta.



A Messenger tirou essa fantástica foto cerca de 89 minutos antes de sua maior aproximação a Mercúrio, em 2008

Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/veja-fotos-ineditas-de-mercurio-20110403-10.html#fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário